quarta-feira, 29 de abril de 2009

JP Simões: o verdadeiro artista do"Hard-cura"!


No âmbito do terceiro aniversário da Fnac Coimbra, JP Simões apresentou, ontem, o seu novo trabalho: Boato.
Trata-se do registo ao vivo no Jardim de Inverno do S. Luiz, no passado mês de Novembro, onde se podem ouvir, para além de uma dúzia de originais, temas de anteriores projectos: Belle Chase Hotel, Quinteto Tati ou do primeiro original a solo (1970).
Quanto ao concerto, foi uma hora de agradável convívio com os poemas das belíssimas músicas deste cantor, intervaladas pelo refinado e inteligente humor dos discursos de JP, introduzindo e contextualizando cada música que se seguia.
Mais que um cantor, JP Simões afirma-se, no contexto da música portuguesa, como um dos seus maiores e melhores intérpretes.
No final, e apesar de várias vezes o músico ter referido que o cd "é carote", fiquei com a irresistível vontade de o comprar.
Nota: A foto apresentada neste blog encontra-se desactualizada pois o artista afirmou ter deixado de fumar.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Sugestões de leitura para o dia da mãe



Tratando-se de um dos meus temas preferidos, Literatura para a infância,a escolha poderia conter muitos outros títulos, mas tentei ser selectiva.
Anthony Browne é um dos mais geniais ilustradores e escritores para a infância e o livro A minha mãe é mais uma das suas pérolas literárias.
Quanto à segunda escolha, Coração de mãe,é o meu reconhecimento pela dupla portuguesa Isabel Martins e Bernardo Carvalho que têm dado à literatura para a infância portuguesa obras de tanta qualidade como pê de pai , Um Livro para todos os dias ou Obrigado a todos!
Obrigada Isabel e Bernardo!
Bernardo Carvalho está, aliás, hoje de parabéns já que foi hoje entregue o 13º Prémio Nacional de Ilustração em que este ilustrador recebeu menção especial por o seu trabalho na obra És mesmo tu? e distinguido pela ilustração do livro Um dia na praia.
A editora Planeta Tangerina, onde todas estas obras têm sido publicadas, também merece ser felicitada, uma vez que outra obra sua mereceu distinção: trata-se da ilustração do livro Trava-Línguas realizada por Madalena Matoso.
Madalena foi a vencedora do Prémio pelo seu trabalho no A Charada da Bicharada, escrito por Alice Vieira e publicado pela Texto Editora.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Feira do Livro


Decorre, desde o dia 17 de Abril e até o dia 2 de Maio, a XXXII edição da Feira do Livro de Coimbra.
Aqui se podem encontrar diversas escolhas de literatura com descontos a partir de 10%. Eu já visitei!

sábado, 18 de abril de 2009

Heroínas do séc. XXI







São mulheres coragem que lutam por algo que, por vezes, consideramos como adquiridos:os direitos humanos.
Mulheres que dão nome, rosto e voz a vítimas do nosso século, do nosso mundo. Malalai Joya é afegã, prestes a completar 31 anos. Foi, durante dois anos (2005-2007), deputada. Fruto da sua insistente denúncia de deputados que são traficantes de droga e senhores da guerra, acabou por ser expulsa e passar à clandestinidade.
Assim, para sair à rua, utiliza, ironicamente, burqa (símbolo de opressão das mulheres afegãs) e é sempre acompanhada de guarda-costas.
Apesar das várias ameaças e tentativas de morte esta mulher continua a fazer ouvir a sua voz e já foi nomeada para o Nobel da Paz.
Meltem Agduk é turca e coordenadora do programa de igualdade de género. Unni Wikan é norueguesa e escreveu o livro In Honour of Fadime: Murder and shame.
Ambas denunciam os crimes de honra. Desde 2005 que foi estabelecida a prisão perpétua para quem comete este crime. Assim, começaram a crescer os suicídios forçados.
Mais que uma questão religiosa, é uma questão cultural em sociedades patriarcais, que pretendem controlar social e sexualmente as mulheres da família.
Em nome do repúdio deste ignóbil crime estas duas mulheres denunciam e trabalham para o erradicar.

domingo, 12 de abril de 2009

Dia da Águia


Começo a gostar desta data: 11 de Abril.
Pelo segundo ano consecutivo, a Académica foi jogar à Luz nesta data e das duas vezes com o mesmo resultado: a vitória da Briosa!
Claro que as exibições não foram idênticas, este ano sofremos muito mais e há que confessar que tivemos uma boa dose de sorte, mas, ao contrário do que parecem saber os dirigentes do Benfica, a sorte e o azar fazem parte do jogo.
O senhor João Gabriel, após o jogo, veio queixar-se do árbitro e fazer insinuações já tão habituais quando o resultado não lhes é favorável.
O que o senhor João Gabriel queria insinuar? Que o árbitro prejudicou o Benfica?
Mas será que ainda não perceberam que não são precisos terceiros para isso? Os dirigentes do Benfica têm conseguido fazê-lo sozinhos...

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Bancos de trás!


Há publicidades tão inteligentes e com um sentido de humor tão grande, que até apetece ir logo a correr comprar o produto.
Quanto mais genial é a publicidade, quanto menor é a necessidade de adquirir o produto e , mesmo assim, temos vontade de o comprar.
É o que se passa com a publicidade do Smart fortwo onde são exemplificadas as improváveis, esperemos, vantagens de um carro de dois lugares.
Genial!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Faz atenção!

Empate em Old Trafford


Há empates que valem mais que vitórias. Foi o que aconteceu, ontem, com o Porto, em Old Trafford,frente ao actual Campeão Europeu.
Ontem não fui Academista ou simpatizante do Sporting. Fui uma Portuguesa orgulhosa da excelente exibição do FCP. Que ela seja um bom prenúncio para o jogo no Dragão!

domingo, 5 de abril de 2009

Buenos Aires


Buenos Aires é a cidade sul-americana que mais me desperta curiosidade em conhecer.
Tenho o pré-conceito de que os habitantes da capital argentina são cosmopolitas, boémios, gostam de cultura e têm uma "movida" semelhante à espanhola.
Provavelmente é uma ideia errónea e irrealista, como quase todos os pré-conceitos, e apenas fruto da minha imaginação e admiração pelo tango.
Para mim o tango é a forma de dança que melhor traduz a forma como deve ser vivida a vida: com paixão, drama, intensidade...
Há duas semanas li, no jornal Público, a propósito da peça "La omisión de la família Coleman" estrear no CCB,que Buenos Aires é a capital com mais salas de teatro do mundo e, a maioria delas, de teatro independente.
Para além disso, em época de crise, na capital argentina, os bilhetes de teatro não deixam de se vender.
Parece-me ser um indicador de uma atitude social, no mínimo, saudável.
Nota: A propósito da Argentina, anseio ver o novo filme de Lucretia Martel, "A mulher sem cabeça". O filme foi realizado no norte da Argentina, de onde a realizadora é oriunda.